25 de Outubro - Dia da Democracia

por Elen — publicado 25/10/2021 09h20, última modificação 04/11/2021 10h46

Democracia, surgiu na Grécia Antiga quando o povo era convidado a se reunir em praça pública para deliberar questões pertinentes ao governo de Atenas, dessa forma todos participavam de uma forma direta nas decisões a serem tomadas.

O Dia da Democracia é comemorado em 25 de outubro no Brasil devido a um episódio histórico: a morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida nesta data, em 1975. Herzog foi torturado e morto durante o regime militar e sua morte virou um marco na luta pela redemocratização do Brasil.
Herzog se tornou um símbolo da resistência ao totalitarismo. Sua memória está fortemente ligada à defesa da democracia que tanto prezava.
A data é de extrema importância para valorizarmos o Estado democrático de Direito.
Um país democrático prevê a liberdade de expressão e a autodeterminação política de cada indivíduo, além de garantir a correta aplicação das leis de modo a não ferir os direitos humanos.

#democracia #25deoutubro #homenagem #poderlegislativomunicipal #câmaradevereadores #monteazulmg