Aberta consulta pública para projeto de lei sobre novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo

por LEANDRO SOARES - Jornalista/MG19451 — publicado 25/11/2022 07h00, última modificação 29/11/2022 16h11
O projeto de lei trata da reestruturação do modelo de prestação de serviços de Transporte Público Coletivo e traz princípios, diretrizes, objetivos e definições sobre o Transporte Público Coletivo.

A partir desta segunda-feira, 28 de Novembro, está aberta a consulta pública para que os gestores municipais possam contribuir na construção do Marco Legal do Transporte Público Coletivo. A Câmara Municipal de Monte Azul - Minas Gerais recomenda a participação na consulta e destaca que este é instrumento importante e necessário que trará impactos positivos para os Municípios brasileiros. A consulta pública pode ser acessada no Portal Participa+Brasil até o dia 26 de Janeiro de 2023.

O projeto de lei trata da reestruturação do modelo de prestação de serviços de Transporte Público Coletivo e traz princípios, diretrizes, objetivos e definições sobre o Transporte Público Coletivo, além da organização e financiamento dos serviços de transporte e também aspectos sobre a operação, como a contratação de operadores e o seu regime econômico-financeiro. A minuta foi construída durante as reuniões do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, os membros integrantes permanentes, participaram ativamente das discussões, apresentando as realidades e desafios dos Municípios na gestão do transporte.

Segundo a área técnica de Trânsito e Mobilidade da entidade, o financiamento eficiente da infraestrutura para a mobilidade também deve envolver um conjunto de políticas nos três níveis de governo, por meio de programas federais que contemplem a infraestrutura, planejamento e sistemas de mobilidade.

Fórum Consultivo
O Decreto 10.803/2021 instituiu o Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, composto por 12 integrantes de órgãos de governo e entidades setoriais, incluindo a CNM, para assessorar a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em ações relacionadas às políticas públicas de mobilidade urbana. Esta foi uma importante
conquista para o movimento municipalista.

registrado em: ,