SÃO JOÃO - 24 DE JUNHO DE 2022

por Elen — publicado 24/06/2022 09h20, última modificação 06/07/2022 14h41

O Dia de São João é comemorado todos os anos em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de São João Batista.
São João é conhecido como o "Santo Festeiro”. Essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das Festas Juninas do país.
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha.
São João é considerado o Santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.
Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular.
O São João é uma das principais figuras das festas juninas. Nessa comemoração, a quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras.
O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos.
A tradicional levantada do Mastro e a Bandeira com a imagem de São João marca essa data.
A Câmara Municipal de Monte Azul deseja a todos boas festas neste dia de São João.