A Câmara Municipal de Monte Azul - MG, alerta sobre a obrigatoriedade de registro da aplicação das vacinas

por LEANDRO SOARES — publicado 16/04/2021 09h25, última modificação 16/04/2021 12h28

A Câmara Municipal de Monte Azul - MG reforça a obrigatoriedade de registro das doses aplicadas na Campanha de Nacional de Vacinação contra Covid-19 pelos profissionais da saúde, conforme Informe Técnico do Ministério da Saúde de 18 de Janeiro de 2.021 e Nota Informativa nº 1/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS.Nota-Informativa-1-2021-CGPNI-DEIDT-SVS-MSpdf.

O presidente da CMMA, Fabrício Almeida Guimarães ( Fabrício do Riachinho - MDB ), vem alertar os profissionais da saúde sobre a importância de realizar o cadastramento dos vacinados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização ( Novo SI-PNI – Online ). “Tem município que está recebendo a vacina, vacinando o povo, mas não está lançando no sistema, e isso está dando cabimento para a imprensa falar que o município está recebendo e não está vacinando, porque nas informações consta que a cidade recebeu a vacina, mas não vacinou, por esta razão é tão importante o registro em nossa municipalidade."

Fabrício desta também que, caso os profissionais da saúde não registrem as informações no sistema, a administração municipal pode ser acionada pelo Ministério Público Federal e MP Estadual, para esclarecimentos sobre porque a vacina foi recebida e não aplicada na população monteazulense. “Então é muito importante que seja feita essa atualização dos dados no sistema. Acionem profissional responsável e peça uma atenção especial para o lançamento das informações no sistema de vacinação”, reforça o presidente da Câmara.

O registro das doses aplicadas é nominal, o que garante o preenchimento pelo reconhecimento do cidadão pelo CPF - Cadastro de Pessoa Física ou CNS - Cartão Nacional de Saúde, a fim de acompanhar as pessoas vacinadas durante toda a campanha.

O registro deve ser feito no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização ( Novo SI-PNI – Online ) ou em um sistema próprio que interopere com ele, por meio da RNDS - Rede Nacional de Dados em Saúde.

Temos ainda algumas outras situações como:

• Sala sem conectividade com a internet que funcionam no âmbito da APS, os registros devem ser feitos no e-SUS AB e depois submeter os registros para o servidor;
  • Salas que não estiverem informatizadas devem preencher o formulário individualizado e posteriormente digitá-los no SI-PNI;
  • Todo o serviço possui 21 campos de preenchimento obrigatório;
  • A transferência dos dados de vacinação deverá ocorrer 72 horas para a base nacional de imunização;
  • Para a análise do desempenho da Campanha, informações de doses aplicadas e CV - Coberturas Vacinais serão disponibilizadas aos gestores, profissionais de saúde e para a sociedade por meio do Painel de Visualização ( Vacinômetro ).

Todo esse processo visa dar publicidade, transparência e mais eficiência na vacinação.

profissional da saúde que tiverem dificuldades no preenchimento das informações obrigatórias, devem entrar em contato com a equipe técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações pelo e-mail: gtainfo@saude.gov.br ou pelo telefone (61) 3315-3985.